Foto: rally-live.com
Depois de 36 anos a Polonia voltou ao calendário do Mundial de Rally trazendo um dos eventos mais impressionantes da temporada, talvez, da história.
Depois do acidente na Grécia, Sebastien LOEB ficou com uma diferença de apenas 7 pontos sobre Mikko HIRVONEN. O campeonato que parecia decidido a favor do francês, voltou a ficar equilibrado.
Já o primeiro dia do Rally Poland as surpresas começaram a aparecer. Logo na segunda especial, Loeb não percebeu uma pedra que acabou quebrando a suspensão do Citroën C4, e tirando qualquer chance de um bom resultado. A partir daí, para a Ford era uma questão de administrar as duas primeiras posições.
As posições se mantiveram no segundo dia. Dani SORDO não conseguia se aproximar de Jari-Matti LATVALA, em segundo, e Latvala não forçava um ataque sobre Mikko HIRVONEN, em primeiro. Mais atrás, uma intensa disputa entre os irmãos SOLBERG e Sebastien OGIER.
Mas as rápidas especiais polonesas ainda reservavam surpresas. Ogier teve problemas mecânicos e abandonou a prova, abandonando também a disputa com Petter e Henning SOLBERG. Conrad RAUTENBACH também teve problemas, e a essa altura, Sebastien LOEB já estava em oitavo.
O inacreditável acontece na ultima especial, a Super Especial Mikolajki, de apenas 2,5km onde os carros largam de dois em dois.
Com as duas primeiras posições, e uma grande vantagem sobre o resto dos concorrentes, toda a equipe Ford foi esperar Hirvonen e Latvala na linha de chegada. Direto ao ponto: Latvala bateu. Em uma curva para a direita, a roda quebrou ao se chocar contra um barril, o finlandês não conseguiu fazer a curva seguinte e bateu contra o guard-rail.
A cara de espanto foi visível em todo o Team Ford que esperava os pilotos na chegada, mas principalmente em Malcom Wilson, chefe da equipe, que não sabia o que fazer com a garrafa que segurava.
Latvala, desconsolado, declarou que entenderia se fosse demitido da equipe. Malcom Wilson disse que foi realmente um grave erro, mas que a vitória de Hirvonen foi importante.
Foto: rally-live.com
RESULTADOS
CAMPEONATO
Depois de um péssimo começo de temporada, incluíndo o impressionante acidente em Portugal, a saída de Latvala foi muito cogitada, mas o piloto ganhou a confiança da equipe ao vencer na Italia. Jari-Matti Latvala está confirmado para a próxima etapa, mas nada pode ser além disso sobre o seu futuro no WRC.
Destaque para a ótima prova de Krzysztof HOLOWCZYC, piloto polonês que correu com Ford Focus pela equipe Stobart.
Com a vitória de Mikko HIRVONEN e o sétimo lugar de Sebastien LOEB, pela primeira vez nesta temporada o campeonato tem um líder diferente. Hirvonen, agora com um ponto a frente de Loeb, corre em casa a próxima etapa, o Neste Oil Rally Finland, entre os dias 31/07 e 02/08.
Nenhum comentário:
Postar um comentário