Foto: eWRC.cz
Mais uma vit... não, não espera um pouco. Sébastien LOEB não venceu o rally. Pela primeira vez nessa temporada o feito de ser o mais rápido não ficou com o francês, mas com (quem diria), Jari-Matti LATVALA.
Depois do mal desempenho nas primeiras etapas, do grande acidente em Portugal, e da desconfiança de muitos, Latvala passou pelo jogo de estratégias entre Citroën e Ford, e venceu o complicado rally nas terras italianas.
Havia uma verdade para todos os competidores. Devido as características do piso das especiais, largar na frente era um problema.
Por ser o líder do campeonato, LOEB ficou com a tarefa de abrir as especiais na Sexta-Feira. LATVALA que era apenas o nono a largar aproveitou dessa vantagem e assumiu a ponta do rally no primeiro dia. As atenções ficaram voltadas para o jogo de estratégias que aconteceriam entre os pilotos da Ford e da Citroën.
Na ultima especial da Sexta, Loeb, o primeiro na pista, ficou parado na especial por 23 segundos. HIRVONEN, que vinha logo atrás, foi avisado pela equipe da estratégia de Loeb, mas hesitou em reduzir e acabou sendo 3 segundos mais rápido que o francês. Com isso, a Ford mandou Latvala acelerar ao máximo, para continuar na liderança da prova e ser o primeiro a ir para a pista no Sábado.
No Sábado, com Jari-Matti LATVALA largando em primeiro, Mikko HIRVONEN em segundo e Sébastien LOEB apenas em terceiro, a situação parecia favorável ao francês da Citroën. Mas com problemas no freio e um pneu furado, Loeb perdeu muito tempo e finalizou o segundo na quinta posição, atrás dos pilotos da Ford, Petter SOLBERG e do jovem piloto russo da Citroën Junior, Evgeny NOVIKOV. A diferença de Hirvonen em segundo, para Latvala em primeiro, era de menos de 9 segundos. Já a diferença entre Loeb e Latvala, passava dos três minutos.
Mas uma surpresa inusitada marcou o Domingo na Itália. Diferente dos dois primeiros dias de rally, onde que largava na frente tinha a desvantagem de andar no trecho "sujo", nas especiais do ultimo dia, havia muita poeira e a visibilidade dos carros que vinham atrás ficava comprometida. Ou seja, vantagem de quem está largando em primeiro.
Com isso, LATVALA conseguiu se manter na liderança, e vencer o Rally d'Italia Sardegna. Loeb conseguiu recuperar tempo nas especiais e chegou a ficar em terceiro, mas foi punido em 2 minutos, e terminou em quarto. A punição de Loeb foi porque, na hora de trocar o pneu que havia furado, ele e seu navegador, Daniel Elena, soltaram o cinto de segunraça antes do carro estar completamente parado.
Mikko Hirvonen e Petter Solberg se juntaram a Latvala no podium. Grande resultado para o jovem de apenas 18 anos, Novikov da Citroën Junior, na quinta posição. Matthew WILSON, Mads ÖSTBERG e Henning SOLBERG completam a lista daqueles na zona de pontuação.
RESULTADOS
CAMPEONATO
Ótima prova para a FORD que conseguiu sua primeira dobradinha no ano. Muito bom para LATVALA, que chegou a ser considerado um futuro "desempregado" depois do péssimo inicio de temporada. O finlandês mostrou que valeu a pena a confiança que a equipe depositou nele. Destaque para a atitude da Ford evitando o jogo de equipe, já que com Loeb "fora do caminho" era muito mais comodo inverter as posições e favorecer o Hirvonen que está mais próximo que o francês no campeonato de piltos.
Loeb não venceu na Itália, mas ainda sustenta uma grande folga na liderança. Com o campeonato passando da metade, o sexto título mundial vai ficando cada vez mais próximo.
O WRC continua entre os dias 12 e 14 de Junho, na Grécia. É o Acropolis Rally of Greece. Até lá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário