FOTO: ewrc.cz
LOEB 100%. O piloto francês venceu as quatro etapas até agora disputadas e aumenta sua vantagem na luta (luta??) pelo campeonato.
Com um terço do campeonato já percorrido, um cenário favorável ao sexto título de Loeb parece estar se concretizando.
Sébastien LOEB não começou o primeiro dia de competições. Perdeu muito tempo em um erro quando perdeu a curva e ficou "perdido" na poeira.
No segundo dia tomou a liderança, em partes por estar largando mais atrás e pegando trechos mais limpos. A cada SS do segundo e terceiro dias, o penta campeão aumentava sua liderança para o segundo colocado, o finlandês Mikko HIRVONEN.
HIRVONEN fechou o primeiro dia na liderança do Rally de Portugal, no segundo dia, perdeu muito tempo nas duas passagens pela especial Almodovar, perdendo a liderança para Loeb. No terceiro dia, Mikko HIRVONEN chegou a andar mais rápido que LOEB em alguns trechos, não o suficiente para ameaçar a liderança, mas suficiente para não se preocupar com o terceiro colocado.
Foto: ewrc.cz
Dani SORDO começou bem o rally e parecia que disputaria com Hirvonen a segunda posição, dando mais uma dobradinha para equipe Citroën, mas ao longo do rally, Sordo foi perdendo desempenho e se não fosse problemas com seus concorrentes (Latvala e Gronholm, principalmente), não seria difícil imaginar que perderia o podium.
Mais um espetacular rally para Petter SOLBERG, levando em conta as condições que seu carro impõe. Nunca é demais lembrar que Petter SOLBERG ficou sem carro para competir depois que a Subaru se retirou da categoria. O piloto da Noruega comprou um Citröen Xsara de 2005 e montou sua própria equipe em tempo record para competir no mundial. SOLBERG foi quarto em Portugal, mesma posição que ocupa no campeonato.
Atrás de Petter Solberg, seu irmão, Henning SOLBERG. Henning começou na liderança o Vodafone Rally de Portugal ao vencer a super especial do Estádio Algrave, ainda na Quinta-Feira. Nada mais além disso.
Destaque positivo do rally, na sexta posição Mdas OSTBERG, pilotando um Subaru Impreza WRC 08 da equipe ADAPTA.
Completando a zona de pontuação, Federico VILLAGRA e Khalid AL QASSIMI, ambos herdando posições por conta dos acidentes que aconteceram com os pilotos que estavam na frente deles.
Alias, o Vodafone Rally de Portugal ficou marcado pelo número de acidentes.
Os dois carros nomeados pela Citroën Junior não completaram. O russo Evgeny NOVIKOV teve problemas com a quebra da suspensão, e Conrad RAUTENBACH ficou com o carro totalmente destruído, após um incêndio em seu carro no final da penúltima especial. Os dois saíram no terceiro dia, e ocupavam a zona de pontos.
No terceiro carro da equipe, Sébastien OGIER também teve um acidente no segundo dia. Conseguiu voltar mas foi apenas o 17º.
Próximo ao local onde Rautenbach abandonou, Matthew WILSON também teve um acidente e abandonou o rally.
Marcus GRONHOLM, que já foi campeão do WRC em 2000 e 2002, e havia se aposentado no fim de 2007, voltou a bordo de um Subaru Impreza WRC 08 da equipe PRODRIVE, patrocinado pelo Turismo de Portugal. GRONHOLM fazia um bom rally, chegou a estar em segundo, mas na primeira especial do segundo dia, enquanto ocupava a quarta posição, acabou capotando e foi forçado a abandonar o rally.
Mas, sem dúvidas, o mais impressionante acidente foi o do finlandes da FORD, Jari-Matti LATVALA.
LATAVALA não ouviu uma nota do navegador Miikka ANTTILA e acabou entrando muito forte em uma curva, com isso acabou perdendo o controle do Ford Focus. O carro rolou por cima do guard-rail e despencou praticamente 150 metros barranco abaixo em uma série de capotagens.
Apesar do carro destruído, os dois competidores saíram sem ferimentos. LATVALA agradeceu a equipe e a FIA pela segurança do carro, principal fator que garantiu a segurança dele e de seu navegador.
RESULTADOS
CAMPEONATO
O WRC volta entre os dias 24 e 26 de Abril na Argentina. A única etapa nas Américas, e a primeira fora da Europa dessa temporada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário