quinta-feira, 19 de março de 2009

[WRC] FxPro Cyprus Rally - Review

FOTO: ewrc.cz



50!

Essa é a quantidade de vezes que Sébastien LOEB venceu um rally contando sua ultima vitória no FxPro Cyprus Rally.

Loeb abriu sua vantagem já no primeiro dia, nos estágios sobre asfalto, não deixando margens para perder o posto de primeiro lugar. Descontando dois pequenos erros, em que o francês rodou na estrada, foi um rally tranquilo.

Na BP Ford Abu Dhabi WRT, Mikko HIRVONEN foi segundo. Não conseguiu se aproximar de Loeb a ponto de perseguir a liderança, mas por outro lado, também não foi atacado por ninguém.

Jari-Matti LATVALA, ironicamente, caiu na vala. Perdeu muito tempo, já que teve que andar praticamente um km até encontrar ajuda para retirar seu carro do buraco. Voltou para o rally, e terminou em 12º.

Federico VILLAGRA e Khalid AL QASSIMI disputaram posições entre o nono e décimos lugar. Com os abandonos do terceiro dia, acabaram chegando na zona dos pontos, sétimo e oitavo, respectivamente. Com o resultado de VILLAGRA, a Munchi's marcou seus primeiros pontos no campeonato de Manufactures.

Um desses abandonos foi do jovem piloto russo Evgeny NOVIKOV, o único nomeado a não completar a prova. Conrad RAUTENBACH, o outro nomeado da Citroën Junior Team, foi sexto.

O outro abandono do terceiro dia, foi também aquele com o "título" de destaque negativo: Sebastien OGIER.

O jovem piloto francês, e atual campeão do J-WRC, cotado por muitos para ser o substituto de Loeb, foi o protagonista de uma série de erros nesse rally.

Já no primeiro dia, por culpa de um erro nas notas, fez uma curva para a direita, onde deveria ser esquerda, e se não fosse por seus reflexos teria se chocado contra um carro da organização. No segundo dia, o grande festival de erros. Foram cinco erros em sequência, um atrás do outro a cada curva que Ogier encontrava, culminando em um capotamento morro abaixo.

Pra completar o rally, no terceiro dia, Sebastien Ogier errou uma curva e acabou ficando preso em um barranco, e como consequência, abandonando o rally na ultima especial.

Pra quem passou por tudo isso, abandonar na ultima especial deve ter sido muito frustrante.

Quem gostou da saída de Ogier, foi o piloto da Stobart VK Ford Rally Team, Matthew WILSON, que estava disputando com o francês, quem ficaria na quinta posição. Henning SOLBERG, o outro piloto da Stobart, sofreu com problemas logo no primeiro dia, e terminou a prova apenas em 18º.

Pra finalizar, o grande destaque do Rally do Chipre chama-se Petter SOLBERG. Como já foi dito em outras postagens, SOLBERG ficou sem carro para essa temporada após a saída da Subaru. Foi então que o piloto da Noruega correu atras de comprar um carro e montar uma equipe própria. Foi criada então a Petter Solberg Rally MSN Edition.

FOTO: ewrc.cz


Solberg foi muito regular, e ganhando as posições aos poucos, chegou para as duas ultimas especiais com menos de 14 segundos para o então terceiro colocado, Dani SORDO. Na penúltima especial, Sordo não conseguiu mais segurar Solberg, que então tomou-lhe o lugar no podium.

Petter Solberg se mostrou muito emocionado e feliz por ter conseguido esse terceiro lugar. E é com certeza muito importante para todos os fãs, não somente desse excelente piloto, mas também para todos aqueles que gostam de rally. Parabéns Solberg.

Resultados



Campeonato



O WRC volta no Rally de Portugal, entre os dias 5 e 7 de Abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário