Foto: ewrc.cz
Faltando três etapas para o fim do campeonato, Mikko HIRVONEN e Sebastien LOEB chegaram a Austrália com uma diferença de apenas 3 pontos.
Surpresa no primeiro dia do Rally, com Sebastien OGIER da Citroën Junior. O piloto francês começou liderando a prova, após duas SSS no asfalto. Por largar na frente e andar em uma estrada mais "suja", tanto Loeb quanto Hirvonen não conseguiram andar o primeiro dia nas primeiras posições. Jari-Matti LATVALA que largava mais atrás e pegava um trecho mais "limpo", acabou terminando o dia em primeiro.
O dia terminava em mais duas passagem pela Super Especial no asfalto, mas as posições do dia seguinte eram definidas na especial anterior, de terra. Usando a estratégia de usar pneus apropriados para o asfalto, Loeb perdeu tempo no trecho de terra, ficando atrás de Hirvonen pra largar no segundo dia, mas recuperou o tempo na especial de asfalto, ficando na frente de Hirvonen na classificação.
LOEB repetiu essa estratégia no segundo dia, reduzindo a velocidade no ultimo trecho de terra, e recuperando o tempo no trecho de asfalto. LATVALA perdeu tempo e liderança do Repco Rally Australia no segundo dia, além de andar na frente, também teve um furo de pneu.
O segundo dia terminou de forma impressionante, com HIRVONEN e LOEB empatados em segundo, apenas um décimo atrás de SORDO.
Hirvonen conseguiu ser mais rápido que Sordo no terceiro dia, mas não foi o suficiente para segurar Loeb que assumiu a ponta e venceu o rally australiano.
Ganhou, mas não levou.
Após a prova, os três carros Citroën C4 que completaram a prova, Sebastien Loeb, Daniel Sordo e Sebastien Ogier, foram penalizados com 1 minuto a mais em seus tempos finais de prova.
Os fiscais descobriram que a junta da barra estabilizadora frontal diferente da foto de homologação. Olivier Quesnel pediu desculpas a Loeb, disse que se tratou de um erro administrativo que não influenciou no desempenho dos carros.
Com a penalização, Hirvonen foi declarado vencedor do Repco Rally Australia.
RESULTADOS
CAMPEONATO
A situação está mais complicada para Loeb, mas a próxima etapa, o Movistar RACC Rallye de España, entre os dias 2 e 4 de Outubro, é em terreno asfaltado, o que significa vantagem para Loeb e Citröen, além do fato de Sordo correr em casa. Se confirmada a previsão, Hirvonen e Loeb chegariam na ultima etapa com diferença de apenas um ponto.
Quem será o campeão?
Nenhum comentário:
Postar um comentário