Foto: wrc.com
A temporada 2009 começou como a anterior terminou: Loeb e Citroën vencendo nos 366,75km das asfaltadas (e molhadas) estradas da Irlanda.
Os nomeados dessa etapa eram:
Citroën Total World Rally Team
Sébastian Loeb/Daniel Elena
Daniel Sordo/Marc Marti
BP-Ford Abu Dhabi World Rally Team
Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen
Jari-Matti Latvala/Miikka Anttila
Stobart VK M-Sport Ford Rally Team
Urmo Aava/Kuldas Sikk
Henning Solberg/Cato Menkerud
Citroën Junior Team
Christopher Atkinson/Stéphane Prevot
Conrad Rautenbach/Daniel Barritt
A Pirelli trouxe para essa etapa dois compostos de pneu:
- PZERO WRC 235/40ZR18 Soft
- SOTTOZERO SNOW
Latvala bateu, comprometendo a roda dianteira esquerda e foi obrigado a abandonar logo na segunda especial. Voltou no segundo dia mas só conseguiu o 14º lugar.
Urmo Aava chegou a liderar o Rally, mas também teve problemas e chegou em 10º.
Conrad Rautenbach caiu em uma vala e precisou abandonar no segundo dia. Voultou no dia 3 e ficou em 18º lugar.
Acidentes, entretanto, não são desculpa para mal resultado. Que o diga Chris Atkinson. Teve o parabrisa danificado no primeiro dia, bateu forte no segundo dia, saiu da pista no terceiro, e ainda assim chegou em 5º. Quem sabe esse bom resultado não lhe garanta mais um tempinho na Citroën Junior. Inusitado ver Chris Atkinson de vermelho, e não de azul como nos tempos de Subaru.
A frente de Atkinson ficou Henning Solberg. Os dois passaram a maior parte do rally disputando a quarta posição, que acabou ficando com piloto norueguês, num ritmo mais regular. É o melhor resultado de Solberg no asfalto.
Em sexto, o atual campeão do J-WRC, Sebastien Ogier, que garantiu seus primeiro pontos no WRC e ficou a frente de Matthew Wilson. Outro piloto que marcou seu primeiro ponto foi Khalid Al Qassimi em oitavo.
Mikko Hirvonen alegou problemas na direção. Tentou por pouco tempo alcançar os pilotos da Citroën e resolveu que era melhor pra ele se contentar com a terceira posição.
Sobrou Citroën na Irlanda. Loeb conseguiu um bom acerto ao usar os pneus para neve na pista encharcada pela causa da chuva. Trouxe com ele um Dani Sordo como não se via há algum tempo. Pontos importantíssimos para ambos os pilotos, e para o time Citroën que marcou o máximo possível com essa dobradinha.
Resultado Final
Classificação do Campeonato
A próxima etapa acontece entre os dias 13 e 25 de fevereiro na Noruega, o Rally Norway.
Nenhum comentário:
Postar um comentário